Curso Chef Cozinha (Gestão)

O Objetivo desta autêntica TOOLBOX de Gestão de  Cozinha é fornecer meios eficazes e operacionais de comunicação e gestão entre os diversos quadros (Diretores F&B e Direção de hotel e CEO), promovendo uma gestão de custos eficaz, uma comunicação alinhada com os objetivos definidos, uma gestão de pessoal focada nas pessoas.

Metodologia de Ensino: E-learning  (online)

Tem dúvidas? Consulte as FAQ´S do Curso

950.003,350.00

Descrição

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Curso Profissional Chef Cozinha

O Curso de Chef de Cozinha conta a experiência do Coordenador Técnico Chef Paulo Pinto de 34 anos de Cozinha a nível nacional e internacional, foi possível identificar as principais áreas de atuação nas quais é necessária uma formação mais eficaz e abrangente. Neste sentido desenvolvemos vários módulos que permitem a gestão da Cozinha, bem como a criação de ferramentas concretas que possibilitem uma maior eficácia e desempenho.

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Foco Internacional – A ACPP recebe alunos de todas as Nacionalidades[/fusion_li_item][fusion_li_item icon=”fa-graduation-cap”]
Cursos Certificados – Todos os Cursos da ACPP são Certificados e Reconhecidos : DGERT, WACS

Foco nas Pessoas – Adaptamos os Conteúdos as Necessidades de Cada Grupo[/fusion_li_item][fusion_li_item icon=”fa-heart-o”]
Desafio aos Alunos – Promovemos Desafios Constantes nas Aulas Práticas[/fusion_li_item][fusion_li_item icon=”fa-key”]
Mercado TrabalhoCurso Profissional Pastelaria e Padaria, Taxa de Empregabilidade superior a 90%,  promovemos a realização de estágios profissionais e apoiamos a colocação no mercado de trabalho[/fusion_li_item][/fusion_checklist]
Certificação

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[/fusion_tab][fusion_tab title=”Gestão de F&B NA cozinha” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Introdução à Gestão de Alimentação e Bebidas

Lúcia Marques

I. O papel da gestão de alimentação e bebidas-F&B
▪ O que é a gestão de F&B?
▪ Qual o seu papel e importância?
▪ Quais as suas características?
▪ O departamento de F&B no contexto hoteleiro
▪ Estrutura do departamento de F&B
▪ Qual o papel de um director de F&B?
▪ A interacção do departamento de F&B com as restantes áreas e secções

II. Compras e aprovisionamento
1. Compras
▪ Qual o papel do responsável de compras?
▪ Definição de procedimentos
▪ Ferramentas de gestão
▪ Escolha de fornecedores
▪ Processo de encomendas
2. Aprovisionamento
▪ Recepção e verificação de mercadorias
▪ Controlo de registo
▪ Distribuição
▪ Economato
▪ Gestão do armazenamento
▪ Higiene e controlo

III. Controlo (4 horas)
1. Definição de standards
▪ Standards de compras
▪ Standards de produção
2. Elaboração de custos
▪ Estrutura de controlo
▪ Mercadorias consumidas vs mercadorias vendidas
▪ Custo por ponto de venda
▪ Rácios
3. Análise de custos
▪ Diários e acumulados
▪ Optimização da gestão

IV. Desafio
Os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a apresentar o seu restaurante, descrevendo o
produto, desenhando a estrutura e definindo standards. Trabalho em formato de power point,
mínimo 10 slides, máximo 15.

V. Apresentação de trabalhos
Apresentação dos trabalhos para a turma.

VI. Engenharia de menus
1. O menu é um cartão de visita
▪ Famílias de produtos
▪ Desenho de carta
2. Análise de menus
▪ Lei de Omnes
▪ Lei de Hurst & Smith

VII. Desafio
Com base no negócio desenhado no primeiro desafio, os alunos terão de desenhar o seu menu,
respeitando os princípios da engenharia de menus.

VIII. Apresentação de trabalho
Apresentação dos trabalhos para a turma.

IX. Orçamentação
1. O que considerar?
▪ Receitas
▪ Custos de F&B
▪ Custos de staff
▪ Custos de operação
2. Como definir um orçamento?
▪ Custos & margem

X. Desafio
Qual a viabilidade do nosso negócio? Considerando os negócios desenhados, os alunos vão projectar
o seu orçamento. Trabalho apresentado em excel.
XI. Apresentação de trabalho
Apresentação dos trabalhos para a turma.

XII. Gestão e Controlo de Bar
▪ Princípios da gestão de um bar
▪ Facturação
▪ Inventários
▪ Fichas técnicas

Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Gestão de Recursos humanos e Liderança” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Recursos Humanos e liderança

Américo Baptista

O conteúdo programático deste curso pretende abranger a totalidade da jornada do empregado (employee life cycle ou employee journey mapping) numa organização, na dupla vertente de líder e liderado, desde que toma conhecimento da organização até que dela sai.

Neste curso serão descritos os diversos momentos da experiência do colaborador numa organização e serão identificados os objetivos de cada um dos momentos na perspetiva do desenvolvimento da organização e da satisfação do empregado.

Serão analisadas criticamente diferentes abordagens a cada um dos momentos da jornada do empregado, sempre com base nas práticas e conceitos mais recentes.

No final do curso, os formando deverão estar aptos a reconhecer, promover e conceber práticas de gestão de pessoas que permitam a harmonização entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais/profissionais.

O curso oferecerá ainda uma perspetiva da evolução histórica dos conceitos de “trabalho” e “gestão de pessoas” para melhor compreensão do momento actual e da importância desta disciplina na produtividade e sustentabilidade das organizações – atuais e futuras – e no bem estar psicossocial dos empregados.

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Gestão de Stocks, Cartas e Menus” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Chef Ricardo Mourão

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Nutrição e Dietética” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Nutrição e Dietética

Juliana Sato

  • Macronutrientes e Micronutrientes
  • Gastronomia Funcional básica
  • Alimentos e suas propriedades
  • Alergias e Intolerância Alimentares e aplicação na restauração Portuguesa
  • Alimentos que contem Glúten
  • Cozinha Vegan e Vegetariana – conceitos e como equilibrar pratos

[/fusion_tab][fusion_tab title=”PNL – Programação Neurolinguística” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Programação Neurolinguística

[/fusion_tab][fusion_tab title=”HACCP + Segurança na Cozinha” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos HACCP + Segurança na Cozinha 

Ricardo Mourão

– Introdução ao sistema HACCP

– Tipos de perigos nos alimentos

– Pré-requiitos do HACCP

– Noções de higiene

– Conservação e armazenamento de géneros alimentícios

– Etapas de aplicação do sistema

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Gestão de Marketing” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Marketing

Introdução ao Marketing
I. Fundamentos do Marketing –
1. O que é o marketing
▪ O que é o marketing e o que não é marketing

2. Quais as funções do marketing
▪ Para que serve o marketing? O que mudou?

3. Conceitos base
▪ Necessidade, desejo e procura
▪ Público-alvo, segmentação, posicionamento
▪ Oferta e marca
▪ Valor e satisfação
▪ Canais de distribuição, venda e comunicação
▪ Concorrência
▪ Actores e envolvente

4. O marketing mix
▪ Os P’s

II. O marketing de serviços e a restauração
1. O que é um serviço
▪ O que é e o que engloba um serviço
▪ As indústrias no sector de serviços
▪ Características e desafios
▪ O marketing mix dos serviços

2. Classificação de serviços
▪ A importância da classificação
▪ Como classificar

3. As tecnologias nos serviços
▪ Qual o impacto?

4. O serviço da restauração
▪ Encenação – ambiente, actores, standards, público-alvo

III. Criação e desenvolvimento de serviços
1. Planear
▪ Definição de objectivos e público-alvo
▪ Identificação de recursos
▪ Análise da concorrência▪ Definição da composição do serviço: base, adicionais, entrega e pós-venda

IV. Desafio

Os alunos recebem um briefing de um cliente com a seguinte informação:
✓ Necessidade de redefinir um restaurante que apresenta maus resultados
✓ Informação sobre o que se passa actualmente no restaurante – procura, serviço e cliente
✓ Localização onde está inserido
✓ Concorrência do restaurante – quais os restaurantes que o rodeiam e o que oferecem
✓ Caracterização do potencial cliente e envolvente
Com os conceitos adquiridos, os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a fazer a seguinte proposta:
Definição de nova oferta:
✓ Tipo de cozinha com sugestão de carta
✓ Intervalo de preços
✓ Posicionamento
✓ Canais de venda e comunicação

V. Apresentação de trabalhos
Na última aula os alunos apresentam o trabalho lançado pelo desafio em formato de powerpoint, com um mínimo 10 slides, máximo 15.
Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Marketing Digital na Restauração” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Marketing Digital na Restauração

Luis Matias

[/fusion_tab][fusion_tab title=”História da cozinha” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos História da Cozinha

Virgílio Gomes

Sumário – História da Alimentação

– A Alimentação Primitiva
– O aparecimento do Fogo e as primeiras formas de confecionar
– Os primeiros utensílios culinários
– A importância do Fogo e a nova ordem social
– A comida como mais do que sustento, produção, distribuição e consumo
– A revolução do pastoreio, a domesticação e criação seletiva
– A organização da agricultura
– A Antiguidade Clássica e os primeiros registos culinários
– O uso da comida como meio e índice de diferenciação social, os ritos e os
rituais
– A história comparada e a evolução das mentalidades, da política, da
sociedade, da cultura e da comida
– A Cozinha Medieval, confeções e os seus produtos
– O Renascimento, as Descobertas e os novos produtos
– O comércio a longa distância e seus intercâmbios culturais
– A primeira globalização
– Como se começam a definir a fixação de grandes identidades regionais
através da comida e a origem política, religiosa e social de algumas
decisões
– A alteração dos espaços das cozinhas
– As grandes alterações da Mesa e seus comportamentos
– A grande produção de açúcar, e a importância das Américas
– A cozinha de ostentação e o Barroco
– O Comércio alimentar a longa distância
– A cozinha seletiva do século XIX e os novos manuais de cozinha
– O início da crítica gastronómica

II

– A invenção do restaurante, e o início da massificação do Turismo
– Mais produtos novos, e as novas técnicas culinárias
– A definição das Cozinhas Regionais, o caso de Portugal
– A alimentação como produto identitário de uma região, terroir
– As questões da evolução do receituário face à tradição
– A “Nouvelle Cuisine” e os seus mandamentos
– A cozinha / gastronomia como cultura, e a classificação como Património
Imaterial
– Os Patrimónios Nacionais

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Organização de Eventos” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Organização de Eventos

Chef António Bóia

[/fusion_tab][fusion_tab title=”Gastronomia Regional e Comunicação” icon=”fa-book fas” icon_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_active_color=””]

Conteúdos Gastronomia Regional

Amilcar Malhó

GASTRONOMIA REGIONAL

– Alimentação/Gastronomia/Vinhos

– Alimentação regional/Gastronomia regional

– Gastronomia Património Cultural de Portugal

– Confrarias e outras ‘entidades’ de defesa e promoção da gastronomia portuguesa

– A oferta gastronómica regional/nacional

– O papel da Gastronomia na oferta turística

COMUNICAÇÃO

– O que é a comunicação?

– A comunicação como ‘ferramenta’ de venda.

– Os meios de comunicação clássicos (jornais, rádios, televisões) e as novas tecnologias.

– Comunicação e marketing na sala.

[/fusion_tab][fusion_tab title=”HORÁRIO” icon=”fa-clock far” icon_active_color=”” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” icon_color=””]

1 Outubro 2024 a 27 Fevereiro 2025

Horário: 18h às 22h – 2ª a 5ª feira

  • Inscrições Abertas

  • Acesso a Plataforma E-learning
  • Inscrições Abertas

  • Acesso a Plataforma E-learning ACPP em 24 Horas
  • Aulas Assíncronas e Exercícios
  • Aulas Assíncronas e Exercícios sempre disponíveis

Nota: Todo o Curso pode ser feito Online

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Formação Online – 1 Outubro 2024 a 27 Fevereiro 2025

Horário: 2ª a 5ª feira – 19.00/22.00h

Pagamento Pronto: 3350,00€

Pagamento Parcelado:

Inscrição: 950,00€

Pagamento Parcelado: 4 X 650,00€

Total: 3550,00€

[/fusion_tab][fusion_tab title=”PÚBLICO ALVO” icon=”fa-user-plus fas”]

Público em geral interessado em adquirir conhecimentos na área da cozinha e pastelaria profissional num espaço temporal reduzido, com Chefs Profissionais

Profissionais da área que queiram evoluir na carreira

Profissionais no ativo, com necessidades Formativas de base profissional e certificação

Profissionais que gostem da área de cozinha e que queiram mudar de profissão

Requisitos Mínimos:

Dois anos de Experiência de Cozinha/Pastelaria  Comprovados (documento entidade empregadora)

ou

Curso Profissional Cozinha e Pastelaria ACPP + 1 ano Experiência Profissional Comprovada  (documento entidade empregadora)

ou

Curso Profissional Cozinha e Pastelaria de outras entidades + 2 anos experiência cozinha Comprovados (documento entidade empregadora)

[/fusion_tab][fusion_tab title=”PERGUNTAS FREQUENTES” icon=””]

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Deverá verificar quais as datas disponíveis na página do Curso Campo Edição/Datas

[/fusion_toggle]

[fusion_toggle title=”Quando são agendadas as aulas Síncronas e Presenciais?” open=”no” class=”” id=””]

Após a inscrição o formando terá acesso ao calendário com os momentos Síncronos e Presenciais para agendar quais os que melhor se ajustam ao seu ritmo se aprendizagem[/fusion_toggle]

[fusion_toggle title=”O que são aulas Síncronas?” open=”no” class=”” id=””]

Aulas síncronas é quando o professor e o aluno estão em aula ao mesmo tempo, ou seja online.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”O que são aulas assíncronas?” open=”no” class=”” id=””]

Uma sessão assíncrona é realizada em tempos diferentes pelos intervenientes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não precisam de estar reunidos no mesmo local físico ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Assim, o emissor envia uma mensagem ao recetor que a pode ler e responder noutra altura.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”Posso optar por ter apenas aulas Online?” open=”no” class=”” id=””]

Sim se preferir pode optar por ter apenas aulas online, obtendo de igual modo certificação.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”O Curso é Certificado?” open=”no” class=”” id=””]

Sim todos os cursos ACPP são certificados am ambos os todos modelos de ensino  E-learning, B-learning e Presencial

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”Preciso de adquirir todos os utensílios para frequentar o curso?” open=”no” class=”” id=””]

Não é obrigatório, no entanto para o melhor aproveitamento das aulas síncronas aconselhamos a sua aquisição.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”Preciso de adquirir todos os ingredientes para efetuar o curso?” open=”no” class=”” id=””]

Não é obrigatório, no entanto para o melhor aproveitamento das aulas síncronas aconselhamos a sua aquisição.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”Como funcionam as aulas síncronas?” open=”no” class=”” id=””]

As aulas síncronas funcionam com a presença do formador que dará a aula em modo demonstrativo podendo os alunos colocar questões e produzir a receita em simultâneo.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”Como funcionam as aulas assíncronas?” open=”no” class=”” id=””]

Nas aulas assíncronas serão disponibilizados conteúdos com exercícios práticos através de vídeos e fichas técnicas que deverá realizar num tempo estimado de duas horas.

[/fusion_toggle][fusion_toggle title=”Como funcionam as aulas presenciais?” open=”no” class=”” id=””]

As Aulas Presenciais decorrem na Instalações da ACPP em Lisboa

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

[/fusion_tab][fusion_tab title=”PAGAMENTO/CANCELAMENTO” icon=””]

A Inscrição no Curso Intensivo Cozinha e Pastelaria é Exclusiva On-line, a garantia de participação implica o pagamento Mínimo de 50% do Valor do Curso

Tipos de Pagamento/Garantia de Vaga

Pagamento Total: A sua vaga é imediatamente garantida

DEVOLUÇÃO PAGAMENTO EM CASO DE CANCELAMENTO:

 – Cancelamento por parte da ACPP

Em caso de não realização do curso por algum impedimento por parte da ACPP os prazos de devolução do valor da inscrição:

Pagamentos por paypal : até 2 dias úteis

Pagamentos por transferência bancária: até 7 dias úteis

– Cancelamento por parte do Aluno

Em caso de Cancelamento de Participação por parte do aluno:

– Poderá optar por utilizar o valor numa próxima edição ou outro curso

– Indicar (por escrito) outro Participante no curso

– Os valores Pagos não serão devolvidos em Caso de Desistência do Aluno

– Situação Excecional COVID-19

– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.

– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.

– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.

– Situação Excecional COVID-19

– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.

– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.

– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.

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Equipa Formativa

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Edição

1 Outubro 2024 a 27 Fevereiro 2025

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